AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

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Janaína Fornaziero Borges
Telma Adriana Pacifico Martineli

Resumo

Esta investigação objetivou analisar a contribuição das obras de arte Jogos Infantis de Pieter Bruegel e O circo de Georges Seurat para a compreensão da cultura corporal no Livro Didático Público do Estado do Paraná. As análises possibilitaram constatar o caráter ilustrativo das imagens, bem como a descontextualização histórico-cultural das obras e de seus autores. Concluímos que as obras de arte se configuram em uma fértil possibilidade de atividade de ensino-aprendizagem da cultura corporal, entretanto, é necessário avançar nas produções didáticas, superando as incongruências apresentadas no Livro analisado, valorizando as imagens das obras de arte, seus artistas e o contexto de sua produção.

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Como Citar
BORGES, J. F.; MARTINELI, T. A. P. AS OBRAS DE ARTE PARA A COMPREENSÃO DA CULTURA CORPORAL: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 364–383, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.4493. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4493. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Janaína Fornaziero Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na linha de Teoria, Crítica e História das Artes Visuais do Centro de Artes CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

Telma Adriana Pacifico Martineli, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Educação Física da UEM. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Física, Arte e Cultura Corporal (GEFAC) e do Grupo de Pesquisa Educação, Política e Prática Pedagógica da Cultura Corporal (GEPPECC).

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