HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT

Autores

  • Mauro Sérgio Santos Da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED)
  • Márcio Danelon Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v21i1.7187

Palavras-chave:

Arendt, História, Política, Educação, History, Politics, Education.

Resumo

O presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação.

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio Santos Da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Márcio Danelon, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

07.05.2019

Como Citar

DA SILVA, M. S. S.; DANELON, M. HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 1, p. 107–126, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i1.7187. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos