HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v21i1.7187Palavras-chave:
Arendt, História, Política, Educação, History, Politics, Education.Resumo
O presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação.Downloads
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