INCLUSÃO DIGITAL INDUZIDA: PROBLEMAS E PROPOSTAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR

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Patricia Graziely Antunes de Mendonça
Cristiano Maciel
Kátia Morosov Alonso

Resumo

A inclusão digital induzida, proporcionada pelos governos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, por meio de projetos e programas que distribuem equipamentos de informática e Internet às escolas públicas foi o objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo foi analisar como se deu a implantação e execução desses programas e projetos em escolas que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Cuiabá - MT (EMIEP e Proeja). Foram identificadas quatro dimensões que agrupam os principais problemas que ocorrem durante a execução dessas iniciativas nessas escolas, culminando em uma discussão de perspectivas que possibilitariam minimizar tais problemáticas.

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Como Citar
DE MENDONÇA, P. G. A.; MACIEL, C.; ALONSO, K. M. INCLUSÃO DIGITAL INDUZIDA: PROBLEMAS E PROPOSTAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 567–588, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i3.6839. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6839. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Patricia Graziely Antunes de Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Servidora da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso.

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, com estágio na Universidade de Coimbra (Portugal). Professor do Instituto de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação no Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

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