Movimento de ocupação de escolas públicas-jovens estudantes contra a gestão da escola pública por organizações sociais

Conteúdo do artigo principal

José Maria Baldino
Felipe Silva de Freitas

Resumo

Resumo: O presente artigo integra os estudos temáticos do Colóquio Internacional “Cultura e Poder em tempos de (Des) Humanização, abordando os Movimentos Sociais Contemporâneos. Conferimos relevância política e teórica para o campo de estudos na área de educação, registrar e problematizar o Movimento de Ocupação das Escolas Públicas, de luta e resistência à política governamental goiana de terceirizar, transferir a gestão das escolas públicas para Organizações Sociais- OS. As análises se aportaram nas contribuições teóricas da sociologia associadas a uma entrevista aprofundada com um Jovem participante da primeira geração de Ocupação em Goiás,especificamente na cidade Anápolis- Goiás.No campo de estudos da educação-história-cultura, recorrer à categoria da memória diante de um objeto temático novo,móvel,que se renova e amplia, diante de novas agendas e demandas políticas, significa acreditar nas possibilidades explicativas para apreender analiticamente desse movimento, sua natureza, objetivos, forma de organização,estratégias políticas,confrontos com a polícia, prisões,desafios e conquistas.

Palavras-chave: Movimentos Sociais, Ocupação de Escolas, Educação Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BALDINO, J. M.; FREITAS, F. S. de. Movimento de ocupação de escolas públicas-jovens estudantes contra a gestão da escola pública por organizações sociais. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 902–926, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5457. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5457. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

José Maria Baldino, PUC Goiás

Sociólogo, Doutor em Educação, Prof. Titular PUC Goiás,Escola de Formação de Professores e Humanidades-Sociologia,Programa de Pós-Graduação em Educação,LP Educação,Sociedade e Cultura, DP CNPq Educação,História,Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

Felipe Silva de Freitas, PUC Goiás

Universitário de Licenciatura em Geografia na UFG e de História na PUC Goiás Felipe Silva de Freitas. Bolsista de PIBIC do projeto: “Preconceito e Discriminação na PUC Goiás: Educando para uma Cultura de Paz .”Coordenado pela Professora Dra. Thais Alves Marinho.