A psicologia histórico-cultural soviética (1917-1991): problemas de paternidade associados a obras e autores importantes

Conteúdo do artigo principal

Roberto Valdés Puentes

Resumo

Resumo: Mukhina e Venguer estão envolvidos em problemas de “paternidade”. Chegou-se a conclusão que os livros Temas de psicologia pré-escolar e Psicologia Pré-escolar, publicados por Venguer e Mukhina, respectivamente, são praticamente um único livro devido a seu conteúdo. Em tal sentido, recomenda-se que os autores sejam adequadamente citados, com base na edição específica, acrescida, no segundo caso, da problematização que existe em torno dessas obras e autores, bem como de uma posição que assumidamente reconheça que essas ideias e produções pertencem a dois cientistas diferentes.

Palavras-chave: Psicologia Histórico-cultural. Ex-União Soviética. Petrovsky. Mukhina. Venguer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PUENTES, R. V. A psicologia histórico-cultural soviética (1917-1991): problemas de paternidade associados a obras e autores importantes. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 449–473, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5401. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5401. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado em Educação na Especialidade Geografia (Cuba, 1991). Mestre em Ciências Pedagógicas (Cuba, 1998). Doutor em Educação (Brasil, UNIMEP, 2003). Pós-Doutorado em Didática pela Universidade de Granada (Espanha, 2013). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação.