Inovação Tecnológico-Pedagógica em Cursos de Formação de Professores

Conteúdo do artigo principal

Elena Maria Mallmann
Anna Helena Silveira Sonego

Resumo

Resumo: Investigou-se como as tecnologias educacionais em rede e a convergência entre modalidades no ensino superior potencializam inovação tecnológico-pedagógica em cursos de formação de professores. Desenvolveu-se etapas de pesquisa-ação e questionários tipo survey para análise de dados. Os resultados apontam que a integração e a convergência são viáveis no ensino superior através da implementação de recursos educacionais e atividades de estudo parametrizadas pelas políticas públicas e projetos pedagógicos. Conclui-se que a integração destas tecnologias potencializa a convergência, interação e a construção da fluência tecnológico-pedagógica.

Palavras-chave: Tecnologias educacionais em rede- Convergência- Inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MALLMANN, E. M.; SONEGO, A. H. S. Inovação Tecnológico-Pedagógica em Cursos de Formação de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 139–168, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5020. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5020. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria | Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa | Investigação-Ação Escolar e Educação Dialógico-Problematizadora Mediada por Tecnologias Livres | UFSM.

Anna Helena Silveira Sonego, UFRGS

Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Grupo de Pesquisa | Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação, NUTED | UFRGS.