Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos

Conteúdo do artigo principal

Hamilton Viana Chaves
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço

Resumo

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apóio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à transcrição do material destinado à análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram esse trabalho foram: a teoria histórico-cultural de Vygotski e a teoria da linguagem de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência.

Palavras-Chave: Mediação; Surdez; Teoria Histórico-Cultural; Teoria Dialógica; Análise Microgenética

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CHAVES, H. V.; COLAÇO, V. de F. R. Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 77–98, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5017. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5017. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Hamilton Viana Chaves, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Fortaleza; professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Pós-doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de Barcelona – Espanha; Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará , no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Membro do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas Sobre Criança – NECEPE/CE.