MEDIAÃ?Ã?O PEDAGÃ?GICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÃ?Ã?O

Conteúdo do artigo principal

Beatriz Aparecida Zanatta
Maria Aparecida Candine de Brito

Resumo

Resumo: O artigo aborda o processo de mediação pedagógica nas ações educativas com o uso das tecnologias digitais, a partir das contribuições de Vygotsky e de autores que discutem a temática do ponto de vista pedagógico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ancorada no entendimento das tecnológicas digitais como integrantes do conjunto das mediações culturais que caracterizam o processo de ensino e aprendizagem. As reflexões teóricas de Vygotsky e seguidores contribuem para o entendimento das tecnologias digitais como instrumentos tecnológicos, simbólicos e culturais de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Mediação. Mediação pedagógica. Tecnologias digitais. Teoria histórico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ZANATTA, B. A.; BRITO, M. A. C. de. MEDIAÃ?Ã?O PEDAGÃ?GICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÃ?Ã?O. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 8–23, 2015. DOI: 10.18224/educ.v18i1.4248. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4248. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Zanatta

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2003), Professora Adjunta I do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Maria Aparecida Candine de Brito

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), linha de pesquisa: Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos. à professora na Rede Municipal de Goiânia e Rede Estadual de Educação de Goiás.