A infância retratada e retratos de criança - Interior goiano, século XX

Conteúdo do artigo principal

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
Maria Luiza Gomes Vasconcelos
Daniella Couto Lôbo
Neide da Silva Paiva

Resumo

Tendo por pressuposto que à concepção de infância corresponde uma fase biológica da vida e, sobretudo, uma construção cultural e histórica, objetivou-se, com este estudo, apreender a concepção de infância que definiu os diferentes lugares destinados à criança no espaço cultural do interior de Goiás/Brasil do século XX. Os dados obtidos a partir de estudos publicados sobre o tema – história escrita - e de fotografias arquivadas em álbuns de família produzidos ao longo do século XX – história retratada- revelaram o processo histórico que separou o mundo da criança do mundo do adulto. Revelaram, também, que aliada à concepção moderna de infância que recria as características culturais do comportamento infantil, mantém-se, ainda hoje, a representação secular da criança como adulto em miniatura.

Palavras Chave: História da infância, Antropologia da infância, Educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TIBALLI, E. F. A.; VASCONCELOS, M. L. G.; LÔBO, D. C.; PAIVA, N. da S. A infância retratada e retratos de criança - Interior goiano, século XX. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 511–529, 2015. DOI: 10.18224/educ.v17i2.3958. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3958. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, PUC SP

Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP; Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.

Maria Luiza Gomes Vasconcelos, Faculdade de Inhumas

Doutora em Educação pela PUC GO. Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa e Professora da Faculdade de Inhumas.

Daniella Couto Lôbo, PUC Goiás

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e da Faculdade de Inhumas.

Neide da Silva Paiva, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Doutora em Educação. Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.