ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE SENTIDOS EM PRODUÇÕES SOBRE “TRABALHO PEDAGÓGICO”, “TRABALHO DOS PROFESSORES”, “TRABALHO DOCENTE” EM ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Liliana Soares Ferreira
Vicente Cabrera Calheiros
Ana Paula da Rosa Cristino Zimermmann

Resumo

Objetivou-se analisar como são abordadas as categorias “trabalho pedagógico, trabalho dos professores e trabalho docente”, em artigos publicados, entre 2010 e 2020, em dois periódicos que têm relação com a Educação Física. Como perspectiva teórico-metodológica, aplicou-se Análise de Movimentos de Sentidos, o que permitiu duas observações em decorrência do estudo: a) quanto à imprecisão do conceito de trabalho dos professores, presentes nos artigos, denotando haver uma naturalização desse conceito ao ponto de se considerar desnecessário explicitá-lo; b) entre as referências a trabalho dos professores, a categoria mais aplicada é prática e, entre as categorias do estudo, é trabalho docente.

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Como Citar
FERREIRA, L. S.; CALHEIROS, V. C.; ZIMERMMANN, A. P. da R. C. ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE SENTIDOS EM PRODUÇÕES SOBRE “TRABALHO PEDAGÓGICO”, “TRABALHO DOS PROFESSORES”, “TRABALHO DOCENTE” EM ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 1, p. e8666, 2021. DOI: 10.18224/educ.v23i1.8666. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8666. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM

Vicente Cabrera Calheiros, Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física/UFRGS Mestre em Educação Fìsica/UFSM Doutor em Educação/UFSM

Ana Paula da Rosa Cristino Zimermmann, Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS

Graduada em Educação Física/UFSM Mestre em Educação/UFSM Doutora em Educação/UFSM

Referências

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Referências dos textos analisados

ANEXO A – Referências dos textos da Revista Movimento

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GOMES, I. R; CHAGAS, R. A; MASCARENHAS, F. A indústria do fitness, a mercantilização das práticas corporais e o trabalho do professor de Educação Física: o caso Body Systems. Movimento (ESEFID/UFRGS). ESEF/ UFRGS. v. 16, n. 04. p. 169 – 189, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/14561. Acessado em 20 de agosto de 2013.

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REZER, R; FERSTENSEIFER, P. E; NASCIMENTO, J. V. Aproximações com a hermenêutica: um referencial para o trabalho docente no campo da Educação Física. Movimento (ESEFID/UFRGS). ESEF/ UFRGS. v. 17, n. 02. p. 115 – 135, 2011.

RIBAS, João Francisco Magno; FRANCO, Flávia. PRAXIOLOGIA MOTRIZ E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Entrevista com Pierre Parlebas, professor da Universidade Paris Descartes (Paris V – Sorbonne Cité). Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26008, fev. 2020. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/94580>. Acesso em: 17 out. 2020. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.94580.

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VOTRE, S. J; VIGNE, J. A; LACERDA, Y. Mulheres da rocinha: relações entre corpo, identidade e trabalho. Movimento (ESEFID/UFRGS). ESEF/ UFRGS. v. 14, n. 03. p.53 - 69, 2008. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2550. Acessado em 20 de agosto de 2013.

WITTIZORECKI, E. S; MOLINA NETO, V. BOSSLE, F. Mudanças sociais e o trabalho docente de professores de Educação Física na escola: estudo a partir de histórias de vida. Movimento (ESEFID/UFRGS). ESEF/ UFRGS. v. 18, n. 01. p. 149 – 169, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/23894. Acessado em 20 de agosto de 2013.

ANEXO B – Referências dos textos da Revista Motriz

MOREIRA, H. R; NASCIMENTO, J. V; SONOO, C. N; BOTH, J. Qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física ao longo da carreira docente. Revista Motriz. UNESP. v. 16, n. 04. p. 900 – 912, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p900. Acessado em 20 de agosto de 2013.

NUNES, M. P; VOTRE, S. J; SANTOS, W. O profissional em Educação Física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Revista Motriz. UNESP. v. 18, n. 02. p. 280 – 290, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/4975. Acessado em 20 de agosto de 2013.

PRONI, M. W. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Revista Motriz. UNESP. v. 16, n. 03. p. 788 – 798, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p788.Acessado em 20 de agosto de 2013.

TANI, G. Preparação profissional em Educação Física: mudando mercado de trabalho e competência. Revista Motriz. UNESP. v. 19, n. 03. p. 552 - 557, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/7367. Acessado em 20 de agosto de 2013.

VERENGER, R. C. G; CAMPANELLI, J. R; KALLAS, D; FREIRE, E. S; COSTA, F. C. Mercado de trabalho em EF: o significado da intervenção profissional em academias de ginástica. Revista Motriz. UNESP. v. 14, n. 04. p. 452 – 461, 2008. Disponível em:http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2133. Acessado em 20 de agosto de 2013.