EDUCAÇÃO, “SER, OU NÃO SER: EIS A QUESTÃO”: O CALEIDOSCÓPIO NA/DA VIDA DE ARENDT

Conteúdo do artigo principal

Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino

Resumo

Neste artigo trataremos de Hannah Arendt, seus ideais de vida e vivências, fazendo uma breve incursão na sua biografia. Buscaremos apresentar alguns de seus pontos de vista sobre a necessidade de que o sujeito se entenda e pense enquanto entidade parte de um todo, essencialmente que saiba fazer valer seu pensamento, que esse seja um guia constante na e para a vida das pessoas, para que, cada um buscando se informar o mais possível sobre seu entorno e cotidiano, não apenas se entenda como Ser, mas procure nesse entendimento uma aceitação crítica e consciente de suas vidas, preferencialmente aceitando-se entre os demais, sem que se anule. Ao olharmos a vida desta Pensadora e seus pontos de vista, focando na educação, tentaremos trazer à consideração dos leitores como hoje é possível tirar ensinamentos e, possivelmente também, colocar em prática, nas nossas escolas, o que Arendt entende a escola possa e deva ser. Para tal, não olvidaremos alguns nomes importantes para a educação e como os diálogos se processam entre ela, eles e nós, fundamentalmente para que tenhamos atitude, ação, produção, voz, ou, como defende Arendt, que através da palavra, nos insiramos no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SABINO, E. M. C. B. EDUCAÇÃO, “SER, OU NÃO SER: EIS A QUESTÃO”: O CALEIDOSCÓPIO NA/DA VIDA DE ARENDT. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 1, p. 11–25, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i1.7183. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7183. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino, FORUM (Centro de Formação, Estudos e Pesquisas)

Doutor em Filologia Inglesa (Universidad de Salamanca, 1998). Professor Cooperador da Universidade Autónoma de Lisboa, onde foi Diretor da Biblioteca, Secretário de Departamento (Línguas e Literaturas Modernas), Diretor do Curso de Tradutores e Intérpretes, Vice-Diretor do Departamento de Línguas, Tradução e Administração.

Referências

ARENDT, Hannah. The origins of totalitarism: anti semitism, imperialism, totalitarianism. New York/London: Harvest HJB Book, 1975.

ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. New York: The Viking Press, 1963,1964.

ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. New York: Penguin Books, 1977.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

ARENDT, Hannah. The human condition. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.

ARENDT, Hannah. Verdade e política. Trad. de Manuel Alberto. Lisboa: Relógio D’água, 1995.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 10 ed., 6ª reimp. Prefácio de Celso Lafer. Trad. de Roberto Raposo. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Forense Universitária, 2007.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARD. A Place to Think. Bard College History. Disponível em: http://www.bard.edu/about/history/ Acesso em: 02 nov. 2018.

BERGER, Peter L. “A Woman of this Century”. In: The New York Times. Archives. april 25, 1982. Disponível em: https://www.nytimes.com/1982/04/25/books/a-woman-of-this-century.html. Acesso em: 6 nov. 2018.

BERKOWITZ, Roger. About Hannah Arendt. Disponível em: http://hac.bard.edu/about/hannaharendt/. Acesso em: 4 nov. 2018.

CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 823-837, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000300012. Acesso em: 9 nov. 2018.

GOULD, Carol A. “Hannah Arendt and Remembrance” Chapter III. In: RICHTER, William L. (ed.). Approaches to Political Thought. Lanham, Maryland, USA: Rowman & Littlefield Publishers, INC, 2009. (p. 65-95).

KOHN, Jerome. The Hannah Arendt Papers. Evil: The Crime against Humanity. Part I. Disponível em: https://memory.loc.gov/ammem/arendthtml/essayc1.html. Acesso em: 6 nov. 2018.

YOUNG-BRUEHL, Elisabeth. Por amor ao mundo: a vida e a obra de Hannah Arendt. Trad. de Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.