POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: FOCO NA INCLUSÃO DIGITAL

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Barbara Coelho Neves
Maria Couto Cunha

Resumo

O artigo trata das políticas públicas implementadas na educação com enfoque para inclusão digital. Tem como objetivo abordar o conceito de política pública na educação considerando a inclusão digital. Para nortear a discussão, desenhou-se objetivos específicos que visaram destacar as principais linhas de pesquisa que abordam políticas públicas educacionais para a inclusão digital; discutir alguns aspectos contextuais do conceito de política pública na educação; e observar as políticas públicas voltadas para inclusão digital na educação. Trata-se de um artigo de reflexão elaborado com o apoio de dados bibliográficos e documentais, podendo ser considerado revisão de literatura em seu aspecto geral. Entretanto, contou com um breve levantamento em banco de dados (BTD-Capes) para identificar as principais linhas de pesquisa do tema na Educação. Tem como principal resultado a agenda das políticas públicas voltadas para a inclusão digital na Educação brasileira desde a década de 1970. Considera-se finalmente, a necessidade de se observar alguns elementos em torno das políticas públicas possíveis de problematização para continuidade da agenda de inclusão digital.

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Detalhes do artigo

Como Citar
NEVES, B. C.; CUNHA, M. C. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: FOCO NA INCLUSÃO DIGITAL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 527–546, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i3.6840. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6840. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutora em Ciência da Informação (CI) e Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em CI (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Coordenadora da Linha Políticas e Gestão da Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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