POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA

Autores

  • Mareli Eliane Graupe UNIPLAC
  • Geraldo Augusto Locks UNIPLAC
  • Cleci Terezinha Lima de Lins Rede Municipal de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v21i2.5849

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Diversidade, Homofobia, Escola

Resumo

O objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula.

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Biografia do Autor

Mareli Eliane Graupe, UNIPLAC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na America Latina (GECAL/UNIPLAC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011), pós-doutorado em Antropologia Social , UFSC (2012). Tem experiência na área de educação, com ênfase em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, diversidade, sexualidade, políticas públicas de gênero, equidade de gênero e educação, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa. Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC).

Geraldo Augusto Locks, UNIPLAC

Doutor em Antropologia Social pela UFSC, Mestre em Antropologia Social pela UFSC. Professor no PPGE/UNIPLAC. E-mail: [email protected]

Cleci Terezinha Lima de Lins, Rede Municipal de Ensino

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2002). Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2017). Principais temas estudados: Gênero e Sexualidades no campo da Educação, Diversidade Sexual e Homofobia na Escola, Estudos Queer, Políticas Públicas Educacionais de Gênero e Diversidade Sexual e Formação de Professoras/es. Atualmente é professora formadora no Núcleo de Excelência em Educação Permanente - NEEP da Secretaria Municipal da Educação de Lages SC

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Publicado

20.11.2019

Como Citar

GRAUPE, M. E.; LOCKS, G. A.; LINS, C. T. L. de. POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 384–405, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.5849. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849. Acesso em: 19 abr. 2024.

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