Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico

Conteúdo do artigo principal

Ana Maria Esteves Bortolanza
Fernando Ringel

Resumo

Resumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora.

Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação.

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Como Citar
BORTOLANZA, A. M. E.; RINGEL, F. Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 1020–1042, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5464. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNESP

Docente da Universidade de Uberaba; Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Fernando Ringel, Universidade Estadual de Minas Gerais

Docente da Universidade Estadual de Minas Gerais; Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba.