República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa

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Hélio Augusto de Rezende Filho
Adelmar Santos de Araújo

Resumo

Resumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação
da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e
a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui
Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base
nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do
Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública.
Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou
com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo
educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária,
o efetivo liame significante da própria modernização das nossas
instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania
com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país.
Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres.

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Como Citar
FILHO, H. A. de R.; ARAÚJO, A. S. de. República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 627–649, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5411. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Hélio Augusto de Rezende Filho, UFG

Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2003), professor da Faculdade Padrão de Aparecida de Goiânia e da faculdade de Inhumas.

Adelmar Santos de Araújo, PUC Goiás

Historiador, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.