As ideias católicas na produção editorial e na formação de professores no Brasil no século XX

Conteúdo do artigo principal

Décio Gatti Júnior
Geraldo Gonçalves de Lima

Resumo

Resumo: Trata-se da abordagem das doutrinas católicas disseminadas no Brasil no Século XX, em instituições escolares responsáveis pela formação de professores, principalmente, naquela relacionada à produção editorial de Theobaldo Miranda Santos, como autor participante da difusão editorial católica voltada à formação de professores. Houve pesquisa documental, com a abordagem de: manuais pedagógicos; legislação educacional; documentos eclesiásticos; além da pesquisa bibliográfica. A reflexão foi desenvolvida acerca das doutrinas católicas, base para a formação dos professores; em seguida, houve o exame da Divini Illius Magistri, compreendida como fonte documental sobre o fenômeno educacional, assim como a compreensão sobre os embates entre os projetos de católicos e escolanovistas.

Palavras-Chave: Doutrinação Católica, Formação Docente, História da Educação, Theobaldo Miranda Santos, Divini Illius Magistri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
JÚNIOR, D. G.; LIMA, G. G. de. As ideias católicas na produção editorial e na formação de professores no Brasil no século XX. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 604–626, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5409. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5409. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Titular de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio pós-doutoral concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig.

Geraldo Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio pós-doutoral em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.