A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática

Conteúdo do artigo principal

Andréa Maturano Longarezi
Patrícia Lopes Jorge Franco

Resumo

Resumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto.

Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LONGAREZI, A. M.; FRANCO, P. L. J. A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 526–561, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5406. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5406. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Andréa Maturano Longarezi, UFU

Doutora em Educação Escolar: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Consultora Ad hoc do CNPq e CAPES. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Profissionalização Docente - GEPEDI.

Patrícia Lopes Jorge Franco, UFU

Doutora em Educação: Pesquisadora colaboradora do Obeduc, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Membro efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Profissionalização Docente – GEPEDI.