MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA

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Katia da Silva Ribeiro Araujo
Carlos Toscano

Resumo

Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas.

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Como Citar
RIBEIRO ARAUJO, K. da S.; TOSCANO, C. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 345–363, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.4512. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Katia da Silva Ribeiro Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Diretora e professora da escola Cantata Centro de Educação Musical Ltda.

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina/PR, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Escola e Formação/UEL e pesquisador do Grupo de Pesquisa Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP-SP

Referências

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