A PEDAGOGIA DA AÃ?Ã?O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIAÃ?Ã?ES E INTERAÃ?Ã?ES TECNOLÃ?GICAS

Conteúdo do artigo principal

Gilson Leandro Queluz
Marilda Lopes Pinheiro Queluz

Resumo

Resumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura.

Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
QUELUZ, G. L.; QUELUZ, M. L. P. A PEDAGOGIA DA AÃ?Ã?O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIAÃ?Ã?ES E INTERAÃ?Ã?ES TECNOLÃ?GICAS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 146–167, 2015. DOI: 10.18224/educ.v18i1.4264. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Gilson Leandro Queluz

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Marilda Lopes Pinheiro Queluz

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professora do Programa de Pós-Graduação em tecnologia (PPGTE) da Universiddae Tecnológica do Paraná (UTFPR).