Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação

Conteúdo do artigo principal

Francine Borges Bordin
Denise Bussoletti

Resumo

Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias.

Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BORDIN, F. B.; BUSSOLETTI, D. Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 439–452, 2015. DOI: 10.18224/educ.v17i2.3954. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Francine Borges Bordin, UFP

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas- UFP.