A invenção de <i>Hugo Cabret</i>: infância e procedimentos estéticos

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Luiza Pereira Monteiro

Resumo

O artigo trata dos estudos acerca do cinema e governo da infância,
vinculados ao Grupo de estudos e pesquisa: educação, infância, arte e
psicanálise – GEPEIAP/CNPq. O filme A Invenção de Hugo Cabret possibilita
pensar os processos de produção e subjetivação do sujeito infância.
Sua narrativa e proposta estética são marcadas por cenas panorâmicas
e em profundidade, que dão sentido de realidade às imagens. A análise
expõe a concepção e as práticas de governo da infância representadas no
filme. O mesmo conta a história de um menino órfão que luta para consertar
um autômato, robô deixado por seu pai.

Palavras-Chave: Cinema; Infância; Procedimentos Estéticos; Educação.

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Como Citar
MONTEIRO, L. P. A invenção de <i>Hugo Cabret</i>: infância e procedimentos estéticos. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 317–339, 2015. DOI: 10.18224/educ.v17i2.3944. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3944. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Luiza Pereira Monteiro

Professora Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e profª de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Goiás. (62) 81865018.