<b>A Educação Escolar e os processos de enfrentamento da realidade urbana por jovens da periferia</b>

Conteúdo do artigo principal

Aldimar Jacinto Duarte

Resumo

Resumo: No presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não,
um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente na cidade e no bairro em que residem.

Palavras-chave: jovens, periferia, escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DUARTE, A. J. <b>A Educação Escolar e os processos de enfrentamento da realidade urbana por jovens da periferia</b>. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 75–91, 2014. DOI: 10.18224/educ.v17i1.3591. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3591. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos