Alfabetização Científica e Técnica no Contexto do Ensino Profissionalizante

Conteúdo do artigo principal

Arleide Rosa da Silva
Fernando Teixeira

Resumo

Resumo: a Educação Profissional e Tecnológica requer contextos de aprendizagem marcados
por projetos educativos contextualizados com a realidade. Gerard Fourez defende que a educação científica seja abordada através de atividades geradoras utilizando projetos
interdisciplinares, representando situações concretas. O artigo estabelece análise comparativa entre atividades desenvolvidas em um Curso Técnico de Meio Ambiente e a metodologia pedagógica interdisciplinar, conhecida como Alfabetização Científica e Técnica, através da construção de Ilhas de Racionalidade. Analisa a ciência disciplinar e a tecnologia e suas influências no conhecimento escolar, traçando paralelo com os objetivos estabelecidos para a educação de nível técnico.
Palavras-chave: Ensino profissionalizante. Alfabetização científica e técnica. Ensino por competências. Modelos interdisciplinares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, A. R. da; TEIXEIRA, F. Alfabetização Científica e Técnica no Contexto do Ensino Profissionalizante. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 81 a 99, 2011. DOI: 10.18224/educ.v14i1.1618. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1618. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos