A Contribuição da Música Folclórica no Desenvolvimento da Criança

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Cleudet de Assis Scherer

Resumo

Este texto objetiva discutir as relações existentes entre o desenvolvimento psíquico e a música folclórica no contexto da Educação Infantil. Parte-se do pressuposto de que a música constitui uma importante forma de comunicação e expressão humana e carrega em si traços de história, cultura e identidade social que são por ela transmitidos e desenvolvidos. O estudo bibliográfico baseia-se no referencial de autores da perspectiva histórico-cultural, em especial, Vygotski (1896-1934), Leontiev (1903-1979) e Luria (1902-1977), segundo os quais o desenvolvimento humano ocorre por meio da interação social, do coletivo e da mediação no processo de apropriação do conhecimento elaborado historicamente pela humanidade.

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Como Citar
SCHERER, C. de A. A Contribuição da Música Folclórica no Desenvolvimento da Criança. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 247–260, 2011. DOI: 10.18224/educ.v13i2.1416. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1416. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos