v. 19 n. 3 (2016)

Capa Revista Educativa da PUC Goiás, volume 19, número 3, 2016. Com ilustração em homenagem a José Getúlio da Frota Pessôa
Publicado: 15.02.2017
  • Editorial

    Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, Wilson Alves de Paiva
    757-758
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5425

Apresentação

  • Cultura e Poder: a construção de alteridades em tempo de (des)humanização

    José Maria Baldino, Glacy Queirós de Roure
    759-761
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5424

Artigos Temáticos

  • Os novos estudos sociais da infância e a pesquisa com crianças bem pequenas

    Angela Scalabrin Coutinho
    762-773
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5426
  • Polisse e a dimensão (in)dizível da violência contra crianças e adolescente

    Glacy Queirós de Roure
    774-795
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5429
  • Achadouros de infância: entrecruzando fios entre o mundo social e as pesquisas com crianças

    Romilson Martins Siqueira
    796-813
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5430
  • Alentos indígenas: pensar e transformar América Latina

    Danilo Assis Clímaco
    814-837
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5431
  • Juventudes universitárias: participação política e processos educativos em uma universidade do interior de Minas Gerais

    Luis Antonio Groppo
    838-859
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5440
  • Jovens organizados em partidos políticos: na contramão da tendência

    José Elias Domingos Costa Marques
    860-883
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5441
  • Juventude, movimentos sociais e participação política no Brasil entre os anos de 2013 a 2015

    Aldimar Jacinto Duarte
    884-901
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5442
  • Movimento de ocupação de escolas públicas-jovens estudantes contra a gestão da escola pública por organizações sociais

    José Maria Baldino, Felipe Silva de Freitas
    902-926
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5457
  • Direitos humanos, educação superior e políticas de ações afirmativas

    Cláudia Valente Cavalcante
    927-942
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5458
  • Dilemas de la sociedad contemporánea: educación y política

    Anabella Di Pego
    943-966
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5459
  • Hannah Arendt e a crise na educação: "o que nos faz pensar?"

    Carmelita Brito de Freitas Felício
    967-982
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5461
  • Por amor ao mundo: educação e autoridade em Hannah Arendt

    Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
    983-1000
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5462

Temas em Debate

  • O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores

    Anita C. Azevedo Resende
    1001-1019
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5463
  • Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico

    Ana Maria Esteves Bortolanza, Fernando Ringel
    1020-1042
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5464

Ponto de Vista

  • As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental

    Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales
    1043-1065
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5465
  • Biblioteca comunitária: ação alternativa em face da política pública de leitura

    Áurea Regina Guimarães Thomazi, Raquel Garcia Gonçalves, Gilmara Cássia Machado, Gleice Matias Bacelar
    1066-1088
    DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5466