LEITURA LITERàRIA, EXPERI�NCIA EST�TICA E PRODU��O TEXTUAL NA ESCOLARIZA��O BàSICA

Conteúdo do artigo principal

Deise Nanci de Castro Mesquita
Maria de Fátima Cruvinel

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à  identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MESQUITA, D. N. de C.; CRUVINEL, M. de F. LEITURA LITERàRIA, EXPERIÃ?NCIA ESTÃ?TICA E PRODUÃ?Ã?O TEXTUAL NA ESCOLARIZAÃ?Ã?O BàSICA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 2, p. 265–277, 2010. DOI: 10.18224/educ.v12i2.911. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos