DA CIRCULAO DAS IDIAS PEDAG?â??GICAS: NECESSàRIA ALTERAO DOS CONCEITOS, FELIZ IDENTIDADE DA IDIA PESTALOZZI NA AMRICA DO NORTE

Michel Soà«tard

Resumo


O presente artigo trata da difusão das idéias de Pestalozzi na América do Norte, ilustrando a tese da necessária alteração dos conceitos, quando se trata da circulação das idéias pedagógicas entre contextos distintos. Parte de uma recomposição histórica (de meados do século XVIII a meados do século XX), relatando como os difusores da perspectiva teórica de Pestalozzi entraram em contato com suas idéias e as experiências por eles desenvolvidas nos EUA - tanto no que diz respeito aos institutos destinados à  educação das crianças e dos jovens, como à s escolas Normais para formação de professores. A partir daí, apresenta John Dewey como aquele que mais retomou, explorou e difundiu a herança pestalozziana. Destaca o desejo dos dois autores de romper com o idealismo filosófico dominante, o que os faz convergir para um projeto pedagógico baseado na ação ou na experiência e um projeto político em defesa da democracia. Por fim, o texto apresenta: a) a essência democrática do projeto pedagógico, b) a dimensão metafísica e religiosa da educação e c) a relação com a indústria, como ilustrações da maneira pela qual a visão teórica de Pestalozzi se encarna no projeto pedagógico de Dewey.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v12i1.893

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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