ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST�O ESCOLAR

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Jadir de Morais Pessoa
José Adelson da Cruz

Resumo

Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à  gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.

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Como Citar
PESSOA, J. de M.; DA CRUZ, J. A. ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GESTÃ?O ESCOLAR. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 11, n. 2, p. 221–237, 2010. DOI: 10.18224/educ.v11i2.883. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos