AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v23i1.8731

Palavras-chave:

Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática.

Resumo

A questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2002), Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 1997), Graduação e Licenciatura em Enfermagem (Universidade Federal de Goiás, 1985). Na da Pontifícia Universidade Católica de Goiás atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e docente colaboradora no Mestrado em Atenção à Saúde. Na Faculdade de Inhumas, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena a Equipe editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Integra o Conselho Consultivo da Revista Obutchénie e da Revista Brasileira da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Atua como revisora de periódicos científicos da área de educação. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq). Realiza estudos e pesquisas na concepção histórico-cultural e do ensino desenvolvimental. Temas de interesse: didática, aprendizagem, ensino e desenvolvimento humano, finalidades educativas. ORCID https://orcid.org/0000-0003-3978-0238

Referências

CHAIKLIN, S. The role of practice in cultural-historical science. In: M. KONTOPODIS et al. (Eds.). Children, development and education. International Perspectives on Early Childhood Education and Development. New York: Springer, 2011, p. 227-246.

CHAIKLIN, S.; HEDEGAARD, M. Cultural-historical theory and educational practice: some radical-local considerations. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, jan. /abr. 2013, p. 30-44.

DAVÍDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. A contextualização do conhecimento no Ensino Médio: tentativas de controle do outro. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p. 301-320, jun. 2018.

DAVÍDOV, V. V. Il problema della generalizzazione e del concetto nella teoria di Vygotsky. Studi di Psicologia dell´Educazione, Armando, Roma, vol. 1, 2, 3, 1997.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, 30(8), 1988a, 15-97.

DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988b.

DAVYDOV, V. V. The Concept of Developmental Teaching. Journal of Russian & East European Psychology, 36 (4), p. 1998, p. 11-36.

DAVYDOV, V. V. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs). Ensino desenvolvimental: antologia. Uberlândia: Edufu, 2017, p. 211-223.

DEL RIO, P.; ÁLVAREZ, A. Prólogo: una introdución evolutiva a la teoria de la mediación. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. El instrumento y el signo en el desarrollo del niño. Madri: Fundación Infancia y Aprendizaje, 2007, p. 7-12.

FARIA FILHO, L. M. de et all. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, jan. /abr., 2004, p. 139-159.

FLEER, M.; HEDEGAARD, M. Children's Development as Participation in Everyday Practices across Different Institutions. Mind, Culture, and Activity, 17:2, 149-168, 2010.

FREITAS, R. A. M. M.; LIBÂNEO, José C. Didática desenvolvimental e políticas para a escola no Brasil. Linhas Críticas (online), v. 24, 2018, p. 367-387.

HEDEGAARD, M. A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In: DANIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002a. p. 199-227.

HEDEGAARD, M. Learning and child development: a cultural-historical study. Arhus University Press. Denmark. 2002b.

HEDEGAARD, M. A cultural-historical approach to learning in classrooms. Outlines. Critical Practice Studies. Copenhagen, Vol. 6, n. 1., 2004, p. 21-34.

HEDEGAARD, M.; CHAIKLIN, S. Radical-local teaching and learning: a cultural-historical approach. Aarhus (Denmark): Aarhus University Press, 2005.

HEDEGAARD, M.; FLEER, M. Studying children. A cultural-historical approach. London: Open University Press, 2008.

HEDEGAARD, M. Child development from a cultural-historical approach: Children's activity in everyday local settings as foundations for their development. Mind, Culture and Activity, 16, 2009, p. 64-81.

HEDEGAARD, M. Children’s perspective and institutional practice as keys in a wholeness approach to children social situation of development. In: EDWARDS, A.; M. FLEER, M.; BØTTCHER, L. Cultural-historical approaches to studying learning and development. Societal, institutional and personal perspectives. Singapore: Springer, 2019, p. 23-42.

LANE, S. T. M. A Psicologia social e uma nova concepção de homem para a “Psicologia”. In. LANE, S. T. M; CODO, W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 10-19.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

LEONTIEV, A. N. Ninguém nasce personalidade. Entrevista concedida a Evald Ilenkov e Karl Levitin. In: GOLDER, M. (Org.) Leontiev e a Psicologia histórico-cultural: um homem em seu tempo. São Paulo: Xamã, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A.; SUANNO, M. V. Didática e formação de professores: novos tempos, novos modos de aprender e ensinar. Porto Alegre: Sulina, 2013, p. 51-82.

LIBÂNEO, José C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2016, p. 38-62.

LIBÂNEO, José C. Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. (Orgs.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita e restritiva de educação. 1 ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018, v. 1, p. 45-88.

LOPES, A. C. Democracia nas políticas de currículo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 42, p. 700-715, 2012.

LOPES. A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, Porto (Portugal), n. 39, p. 7-23, 2013.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Nota Introdutória – cultura e política; implicações para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, jul. /dez., p. 5-10, 2009.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, F. de C. T. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, n. 28, 2006, p. 201-216.

SAVIANI, D. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Roteiro, v. 45, n. 3 jun. 2020, p. 1-18.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1984.

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A., R.; LEONTIEV, A. N. Lingua¬gem, desenvolvimento e aprendizagem. 4 ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, jul., 2000, p. 21-44.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y habla. Tradución y notas: Alejandro Ariel Gonzales. Buenos Aires: Colihue Clásica, 2007. p. 265-422.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas - Problemas de la psicologia infantil. Tomo IV. Traducción Lydia Kuper. Madri: Machado Nuevo Aprendizaje. 1996, p. 251-273.

Downloads

Publicado

27.01.2021

Como Citar

FREITAS, R. A. M. da M. AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 1, p. e8731, 2021. DOI: 10.18224/educ.v23i1.8731. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas em Debate