A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Simone Aparecida de Jesus, Gina Glaydes Guimarães Faria
Resumo
Discute-se como a literatura é tratada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores. A análise documental referente ao PNAIC-2013 e o levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, embasam a discussão sobre a concepção de literatura presente no ciclo de alfabetização, momento exemplar para a apreensão dos desafios da educação escolar em sua relação com a literatura. Concebida como um direito humano (CANDIDO, 2002, 2011), a literatura confronta-se com os resultados da pesquisa que indicam um esvaziamento do seu sentido formativo, mediante uma “escolarização inadequada” (SOARES, 2006).
Palavras-chave: Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC.
Palavras-chave
Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC
DOI:
http://dx.doi.org/10.18224/educ.v23i1.8685
Direitos autorais 2021 Simone Aparecida de Jesus, Gina Glaydes Guimarães Faria
Rodapé - Educativa

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND
EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1
Visitantes - (04/09/2017 - 04/04/2021)
Fonte: Google Analytics.