A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A ARTE NEOLIBERAL DE GOVERNAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Mozart Linhares da Silva
Josí Aparecida de Freitas

Resumo

O texto problematiza as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto articuladoras do governo da população brasileira pelas vias educacionais, operacionalizada por uma racionalidade neoliberal. Entende-se, através da analítica de Michel Foucault, que esse documento, enquanto estabelece uma regulamentação à organização curricular do sistema educacional no Brasil, conduz, igualmente, a forma como se constituem os sujeitos que acessam as escolas. Tais processos se desenvolvem através da produção discursiva do próprio documento, compreendido neste texto como um dispositivo de segurança. Almeja-se mostrar como as práticas discursivas veiculadas pela BNCC objetivam produzir sujeitos que assimilarão os preceitos neoliberais como um modo de vida, empreendedores de si, aprendizes permanentes e competitivos. Com a publicação da BNCC, em 2017, a educação no Brasil se vincula a uma política contemporânea de estreitamento entre a educação brasileira e o corolário neoliberal do empresariamento social. A BNCC não deve ser analisada como um documento que se refere apenas aos sujeitos escolares – docentes e discentes; mas sim, enquanto imbricada em relações de poder e de produção de subjetividades, precisa ser entendida como um elemento estratégico na regulação das condutas sociais. Assim é que a governamentalidade neoliberal é entendida como um modo de ser, um ethos, que tem nas competências gerais da BNCC um dispositivo fundamental para a disseminação do modelo empresa como princípio de funcionamento de toda sociedade.

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Como Citar
DA SILVA, M. L.; DE FREITAS, J. A. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A ARTE NEOLIBERAL DE GOVERNAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 1, p. e8097, 2021. DOI: 10.18224/educ.v23i1.8097. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8097. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Mozart Linhares da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em História pela PUCRS, com extensão na Universidade de Coimbra, professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Ciências, humanidades e educação da UNISC. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Identidade e Diferença na Educação.

Josí Aparecida de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC IFSUL Câmpus Venâncio Aires

Doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestra em Educação UNISC. Professora e supervisora pedagógica no IFSUL Câmpus Venâncio Aires em afastamento para capacitação. Integrante do grupo de pesquisa Identidade e Diferença na Educação

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