HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL À LUZ DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

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Cleonice Maria Tomazzetti
Diolinda Franciele Winterhalter

Resumo

O artigo trata da história do atendimento educacional das crianças de zero a três anos considerando a história e a política nacional que marcaram o surgimento das instituições públicas. Em pesquisa bibliográfica, com análise documental de Projetos Pedagógico-Curriculares, Regimentos Escolares, legislações – políticas públicas e educacionais - e documentos obtidos na Prefeitura Municipal, evidenciou-se a Educação Infantil brasileira e santa-mariense em perspectiva histórica e política. A partir dos elementos analisados, identificou-se que muitos dos aspectos que configuraram o cenário nacional, como o assistencialismo e a filantropia, estiveram presentes no contexto municipal.

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Como Citar
TOMAZZETTI, C. M.; WINTERHALTER, D. F. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL À LUZ DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 302–323, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.7339. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7339. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Associada na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSM e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE/UFSCar campi São Carlos. Vice-líder do Grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto - EDIPIC.

Diolinda Franciele Winterhalter, Instituto Federal Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora na rede estadual e municipal de Santa Maria - RS.

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