A MEMÓRIA PARA WALTER BENJAMIN E HANNAH ARENDT: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO

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Kamila Gusatti Dias
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar a questão da memória como ponto de convergência e aproximação entre o pensamento de Walter Benjamin e de Hannah Arendt. Realizou-se uma análise das obras A Condição Humana e Entre o Passado e o Futuro, de Hannah Arendt, e Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura, de Walter Benjamin. A escolha dessas obras ocorreu em virtude da identificação, nelas, de convergências de pensamento sobre o direito à memória, seus sentidos e significados a partir da contemporaneidade. Benjamin evidencia uma experiência causada pelo horror da Primeira Guerra Mundial e o silenciamento vivido pelos soldados e suas experiências traumáticas, o que empobreceu suas ações comunicáveis. No diálogo que se buscou estabelecer entre as ideias arendtianas acerca da memória e a tradição, identificou-se que, embora a categoria memória não seja central nos escritos de Hannah Arendt, há conceitos voltados à História e Memória, perspectiva em que Hannah Arendt questiona as rupturas e descontinuidades vivenciadas pelos judeus no holocausto. Desse modo, o ponto de convergência entre os dois pensadores está na relação entre a liberdade individual e a tradição, no momento compartilhamento e de relações com o mundo que herdamos.
Palavras-Chave: Memória. Hannah Arendt. Walter Benjamin.

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Como Citar
DIAS, K. G.; DE ALMEIDA, M. Z. C. M. A MEMÓRIA PARA WALTER BENJAMIN E HANNAH ARENDT: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 1, p. 51–64, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i1.7219. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7219. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Kamila Gusatti Dias, PUC/GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Pedagogia- licenciatura (2003) pela Universidade de Rio Verde (GO) e Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais (2005) pela mesma universidade. Mestrado em Educação - pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba (MS). Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Realiza pesquisas na área de História e Historiografia da Educação, com ênfase em Instituições Escolares Protestantes. É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de História (ANPUH).

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UNB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

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