Participação da Comunidade na Seleção de Diretores de Escolas Públicas: movimentos no Estado do Rio de Janeiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
AMARAL, Daniela Patti do. Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da gestão democrática - RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 03, p. 385-404, 2016.
BALL, Stephen. Education reform: a critical and post-structural approach. London: Open. University Press, 1994.
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Código eleitoral anotado. 12. ed. Brasília, DF, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/windows%207/Desktop/codigo-eleitoral-anotado-e-legislacao-complementar-12-edicao-atualizado.pdf. Acesso em: 2 jul. 2018.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino médio e ensino profissional: da fusão à exclusão. 20ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 1997.
LIMA, Licínio. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr. 2018.
LIMA, Licínio. A gestão democrática das escolas como referencial político, educativo e simbólico. Entrevista. Movimento-Revista de educação. n. 8. Niterói, RJ, 2018.
LIMA, Licínio Carlos. Administração Escolar: estudos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2011.
MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 75, ago. 2001.
PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30. Caxambu, MG, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT05-2780--Int.pdf. Acesso em: 12 jan. 2018.
SOUZA, Angelo Ricardo. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 03, p.123-140, dez. 2009.
STRECK, Danilo Romeu; PITANO, Sandro de Castro; MORETTI, Cheron Zanini. Educar pela participação, democratizar o poder: o legado freireano na gestão pública. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 33, 2017.