Participação da Comunidade na Seleção de Diretores de Escolas Públicas: movimentos no Estado do Rio de Janeiro

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Daniela Patti do Amaral

Resumo

O artigo aborda as formas como a comunidade participa do processo de seleção dos diretores de escolas públicas. Foram analisadas legislações de 23 municípios do estado do Rio de Janeiro de modo a compreender os arranjos acerca da seleção de diretores. Os resultados demonstraram infidelidades normativas entre as legislações que disciplinam a matéria, além de tensões entre as categorias eleição e consulta no processo de seleção de diretores. Concluímos que o que está previsto na legislação dos municípios não está necessariamente em curso e que novos estudos sobe o contexto da prática serão necessários.

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Como Citar
AMARAL, D. P. do. Participação da Comunidade na Seleção de Diretores de Escolas Públicas: movimentos no Estado do Rio de Janeiro. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7114, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7114. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7114. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela UFRJ (2008). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e Professora do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da UFRJ

Referências

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