“DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!” CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA

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Josiane Peres Gonçalves
Pâmela Karoline Soares

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar as representações sociais de gestores escolares em relação ao trabalho de professores do gênero masculino com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores escolares de quatro diferentes municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados evidenciam que apesar de ainda predominarem algumas opiniões que relacionam a profissão docente como trabalho feminino, os poucos homens que trabalham com crianças são vistos pelos gestores como bons professores e que exercem a profissão tão bem quanto às professoras mulheres.

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Como Citar
GONÇALVES, J. P.; SOARES, P. K. “DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!” CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 1, p. 177–197, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i1.7009. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7009. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Pâmela Karoline Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Naviraí MS.

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