O LEGADO DE HELENA ANTIPOFF: A PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

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Virginia Sales Gebrim

Resumo

Este trabalho tem por objetivo desvelar e analisar a concepção de psicologia da educação de Helena Antipoff (1892-1970). Para isto, pretende-se investigar os trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela psicóloga russa na Escola de Aperfeiçoamento em Belo Horizonte, nas décadas de 1920 e 1930. Baseada na proposta de educação funcional, Antipoff, por intermédio dos conhecimentos adquiridos na Rússia, em Paris e como assistente de Claparède no Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra, atuou na educação escolar tendo a psicologia como o principal fundamento, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento da Psicologia da Educação no Brasil.

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Como Citar
GEBRIM, V. S. O LEGADO DE HELENA ANTIPOFF: A PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 427–439, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.6868. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6868. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Ponto de Vista
Biografia do Autor

Virginia Sales Gebrim, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação

Professora adjunta da UFG/FE. Leciona nos cursos de Psicologia, Pedagogia e demais licenciaturas. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia dos processos educativos da FE/UFG, leciona as disciplinas: Seminário de Estudos e Pesquisas e História da Psicologia. Pesquisadora do NEPEEC/UFG/FE na linha de pesquisa Psicologia e Educação.

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