PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Conteúdo do artigo principal

Kátia Alexandra Godoi e Silva
Maria Cristina Lima Paniago
Rosimeire Martins Régis dos Santos

Resumo

O artigo discute as relações de inclusão/exclusão digital de professores em processo de formação continuada em um ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com quatro professores participantes de um grupo de pesquisa, a partir das seguintes estratégias: entrevistas reflexivas e narrativas. Priorizamos tecer os referenciais teóricos juntamente com a análise dos dados construídos, tendo em vista três agrupamentos: redimensionamento do tempo; convergência e divergência entre professores e mídias; autonomia e mediação contextualizada. Os achados possibilitaram a visualização do imbricamento das três temáticas, as quais impedem, dificultam ou promovem a inclusão/exclusão dos professores em tal formação.

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Como Citar
GODOI E SILVA, K. A.; PANIAGO, M. C. L.; MARTINS RÉGIS DOS SANTOS, R. PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 618–636, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i3.6833. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6833. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Kátia Alexandra Godoi e Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professora do Curso de Design de Interiores da Faculdade Unigran Capital. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco.

Professora do Programa em Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio Pós-Doutoral na Universidade de Manitoba – Canadá.

Rosimeire Martins Régis dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco.

Professora dos Cursos de Licenciaturas da Universidade Católica Dom Bosco. Doutora em Educação.

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