O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola

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Silvia Aparecida Caixeta Issa

Resumo

A estrutura arquitetônica da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR) foi orga-nizada para instituir o sistema Escola-Fazenda, metodologia que buscava conciliar educação, trabalho e produção. A estrutura física da EAFUR foi um fator que alicer-çou a implantação do sistema. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura institucional e sua contribuição para implantação das práticas formativas desenvolvidas na Instituição de ensino que favoreceram o desenvolvimento de uma cultura escolar agrícola no período em que a EAFUR foi gerida pela Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI). A metodologia utilizada é documental, por meio de documentos localizados no arquivo do IF Goiano – Câmpus Urutaí. O suporte teórico contou com as contribuições de: Magalhães (2004), Buffa (2007), Escolano (2000), Viñao Frago (1995), Escolano e Viñao Frago (1998). A origem e o processo de instalação da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí (EAFUR), no período estudado, foram considerados para compreender o seu papel para a formação de uma cultura escolar agrícola.

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Como Citar
CAIXETA ISSA, S. A. O Próposito da Estrutura Física da Escola Agrotécnica Federal de Urutaí na Formação da Cultura Escolar Agrícola. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e6652, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.6652. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6652. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Silvia Aparecida Caixeta Issa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, 2018. Pedagoga no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. Atua na linha de pesquisa História e His-toriografia da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

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