O DISCURSO DAS COMPETÊNCIAS E DA REFLEXÃO: O PAPEL DE DONALD SCHÖN NO ATUAL DEBATE SOBRE O TRABALHO DOCENTE

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Michele Silva Sacardo
Idayany Araújo Cardoso Almeida

Resumo

Trata-se no presente ensaio as elaborações de Donald Schön sobre a reflexão no trabalho docente. A questão que norteou este trabalho foi: Como Donald Schön caracteriza a reflexão e a relaciona ao trabalho docente? Amparado no materialismo histórico-dialético de Marx, foi empenhada uma análise das elaborações do autor e os possíveis limites desta. Deste processo foram elaboradas duas categorias que nortearam a análise a saber: o discurso da competência e a reflexão nas elaborações de Donald Schön. Conclui-se que o autor apresenta uma interpretação limitada da reflexão aproximando-a à mera adaptação à realidade flexível do toyotismo.

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Como Citar
SACARDO, M. S.; ALMEIDA, I. A. C. O DISCURSO DAS COMPETÊNCIAS E DA REFLEXÃO: O PAPEL DE DONALD SCHÖN NO ATUAL DEBATE SOBRE O TRABALHO DOCENTE. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 406–426, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.6618. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6618. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Ponto de Vista
Biografia do Autor

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Formação Humana Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí.

Idayany Araújo Cardoso Almeida, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia -Goiás

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Professora de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia - GO. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física Corpo e Mente - UEG – CNPq.

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