HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA AMÉRICA LATINA: ALGUMAS ABORDAGENS ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO

Conteúdo do artigo principal

Magda Sarat

Resumo

O objetivo deste dossiê é fazer um breve panorama da história da educação da criança presente em pesquisas no Brasil, Argentina, Colômbia e México, priorizando uma rede de investigadores/as que têm como centro de suas abordagens a educação da infância, a partir de diferentes perspectivas e fontes documentais. Tais investigações permitem dar visibilidade a história da educação e a escolarização de meninos e meninas apontando o lugar e o direito a educação conquistados ao longo do século XX nos países envolvidos. Portanto, priorizando a História da Infância em diálogo com a Pedagogia, Sociologia e Política pretendemos contribuir com a reflexão na América Latina, constituindo uma rede de investigação que busca analisar, comparar e consolidar teórica e empiricamente a trajetória das crianças e infâncias destes países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SARAT, M. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA AMÉRICA LATINA: ALGUMAS ABORDAGENS ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 218–221, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.6574. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6574. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Magda Sarat, UFGD

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires/UBA. Professora Associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED e Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE.

Referências

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.