Atualização dos Conceitos de Professor Autoritário e Democrático no Contexto da Sala de Aula

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Lila Spadoni
Fernando Lemes

Resumo

Este artigo discute o perfil atual dos professores a partir de uma releitura da literatura sobre os estilos de liderança propostos por Kurt Lewin. Essa tipologia de estilos foi ulteriormente utilizada para analisar as relações entre pais e filhos, professores e alunos, sendo, contudo, empobrecida de seu caráter social, aspecto que é retomado neste texto, a fim de apresentar uma discussão sobre o ensino de valores e a convivência na escola. Pretende-se, portanto, focalizar os processos grupais (nível intergrupal) através da literatura original do autor e de seus desdobramentos teóricos ao longo do tempo, retomando as noções de autoritarismo e democracia na educação de crianças e jovens. Essa reflexão indica que o desafio maior não é construir, nas escolas, comunidades calorosas e harmoniosas, mas manejar os conflitos de forma que eles aconteçam sem resultar em agressões ou repressões. Necessário, portanto, retomar a compreensão de que uma sala de aula é um grupo social que possui uma atmosfera plena de conteúdos não ditos e de contradições humanas.

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Como Citar
SPADONI, L.; LEMES, F. Atualização dos Conceitos de Professor Autoritário e Democrático no Contexto da Sala de Aula. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e6298, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.6298. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6298. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Lila Spadoni, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go)

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Sorbonne René Descartes - Paris 5, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Go) e diretora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UniEvangélica. Endereço: Avenida N003, QD. 30, LT. 16, Anápolis City. Anápolis, Goiás. CEP 75.094-080. E-mail: [email protected]

Fernando Lemes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em História pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, professor do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordenador do Núcleo de Pesquisa Científica (NPC) da Faculdade de Direito Raízes. Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, n° 146. Anápolis, Goiás. Campus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (CSEH). CEP 75.110-390 E-mail: [email protected]

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