The Non-Conventional Internship and its Contributions to Teachers’ Education and Training

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Gabassa
Carime Rossi Elias
Vanessa Cristina Girotto

Resumo

Abstract: the article presents the results of the analysis of two supervised internship experiences carried out in non-conventional educational sites. It is a documentary research whose corpus consisted of reports written by interns of the Graduate School of Education. Three categories came out of the material analysis: a) usefulness / functionality of the internship in non-educational contexts; b) differentiating elements (compared to schools) found at the internship sites c) feelings associated with the experience gained in the internship. The results show that the internship in teachers’ education and training can also be thought of from non-conventional educational sites.

O estágio não convencional e suas contribuições à formação docente

Resumo: o artigo apresenta resultados da análise de duas experiências de estágio supervisionado realizadas em espaços educativos não convencionais. Trata-se de pesquisa documental cujo corpus consistiu em relatórios elaborados por estagiários do Curso de Pedagogia. Da análise do material decorreram três categorias: a) utilidade/funcionalidade da realização do estágio em contexto não escolar; b) elementos diferenciadores (comparados com a escola) encontrados no campo de estágio e c) sentimentos associados à experiência vivida no estágio. Os resultados mostram que o estágio na formação docente pode ser pensado também a partir de espaços educativos não convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GABASSA, V.; ELIAS, C. R.; GIROTTO, V. C. The Non-Conventional Internship and its Contributions to Teachers’ Education and Training. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 2, p. 408–430, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i2.6242. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6242. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Vanessa Gabassa, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FE/UFG) e ao curso de Pedagogia, na área de Estágio e Didática. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Aprendizagem Dialógica (GEPPAD-FE/UFG), vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP-FE/UFG).

Carime Rossi Elias, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atua junto ao curso de Pedagogia, na área de Estágio e Didática e junto ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP-FE/UFG).

Vanessa Cristina Girotto, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unifal), ao curso de Pedagogia, presencial e à distância e outras licenciaturas, nas áreas de Alfabetização, Estágio, Didática e Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora do Grupo de Estudos em Aprendizagem Dialógica (GEAD).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Projeto Pedagógico. Goiânia, 2015.

ELIAS, Carime Rossi. Diálogos entre circo e academia em uma experiência de estágio. Espaço Acadêmico, 2016.

FERREIRA, Danilo; MANHENTE, Wanessa; GODOY, João Paulo. Projeto Pedagógico-SETE: parceria com o estágio da Faculdade de Educação/UFG, 2017.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MELLO, Roseli; BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, Vanessa. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

MENGA, Lüdke e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1989.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional De Pedagogia Social, 1, 2006.

LEVIN, Jack; FOX, James Alan. Estatística para Ciências Humanas. 9ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

OLIVEIRA, M. Walderes; SILVA, Petronilha Beatriz G.; GONÇALVES JÚNIOR, Luis; GARCIA-MONTRONE, Aida Vitória; JOLY, Ilza Zenker. Processos Educativos em Práticas Sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. Anais. 32ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PRADOS GALLARDO, MARIA del Mar; GÓMEZ DEL CASTILLO, MARIA Teresa y AGUILERA, Antonio. Comunidades de aprendizaje: ¿qué aportan a los voluntarios y voluntarios universitarios? Revista Complutense de Educación, nº 27, v.2, p.551-570, 2016.

PROJETO BRASIL DE CABO A RABO. Circo Laheto, 2015.