Historical Footsteps of Teaching Practice and Current Internship Issues in Teacher Training
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Resumo
Pegadas históricas da prática de ensino e questões atuais do estágio na formação de professores
Resumo: trata-se de um exercício histórico que elege os estudos documental e bibliográfico para pensar a formação de professores para os anos iniciais da escolarização a partir da prática de ensino/estágio. Organiza-se em três momentos históricos. O primeiro se dá no século XIX quando surgem as escolas normais, sendo que a estas eram anexadas às denominadas escolas modelo, espaço onde se daria a formação prática de professores primários. Já, o segundo, é delimitado pelos anos 1930 e 1940, período em que a Pedagogia se torna curso do ensino superior e os colégios de aplicação surgem como espaço de formação prática das licenciaturas. O terceiro se dá no final nos anos 1960, por meio da Resolução Nº 9/69, que estabelecia que a prática de ensino deveria ser realizada na forma de estágio supervisionado nas próprias escolas da comunidade. Cumprido o referido itinerário histórico, o texto destaca algumas inquietações derivadas do ato de pensar e realizar o estágio nas escolas e os engendramentos aí implicados.
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