POLÍTICAS SOCIAIS E O CONCEITO DE WELFARE STATE: Para uma (des) igualdade social?

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Mariana Balestrin
Hildegard Susana Jung
Edite Maria Sudbrack

Resumo

Através de pesquisa bibliográfica, este artigo reflete sobre a gênese das políticas sociais e suas interferências na formulação de políticas de alimentação, questionando o conceito de Estado de bem-estar, ou welfare state, ou ainda bien vivir como alternativa para a redução das desigualdades sociais. Encontramos que, no Brasil, os movimentos e lutas sociais tomaram dimensões cada vez maiores e os direitos sociais conquistaram espaço. O welfare state, pese a que corra o risco de ser utilizado para a cooptação e para a lealdade, poderá ser um instrumento para a organização da trabalhadora para a participação e regulação das políticas públicas.

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Como Citar
BALESTRIN, M.; JUNG, H. S.; SUDBRACK, E. M. POLÍTICAS SOCIAIS E O CONCEITO DE WELFARE STATE: Para uma (des) igualdade social?. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 1, p. e6179, 2021. DOI: 10.18224/educ.v23i1.6179. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6179. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Mariana Balestrin, UFRGS

Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/Palmeira das Missões (2013). Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Frederico Westphalen (2016). Especialista em Gestão e Organização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/Palmeira das Missões (2015). Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Foi Professora Substituta do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (Campus - Palmeira das Missões). Atualmente é Nutricionista Responsável Técnica pela Alimentação Escolar do Município de Caiçara/RS.

Hildegard Susana Jung, La Salle

Atualmente é doutoranda em Educação na Universidade La Salle - Campus Canoas e docente do Curso de Pedagogia nesta Universidade. Possui Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação ? GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é secretária e revisora da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior). Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV.

Edite Maria Sudbrack, URI

Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Realizou estágio pós-doutoral pela UFRGS com o projeto: Assistência Financeira da União aos Estados e Municípios na Educação Básica: política e políticas. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atua como Coordenadora local do DINTER - UNISINOS/URI. Integrou o Conselho Municipal de Educação de Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Educação, no mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora AD HOC da Revista Vivências/URI, da Revista Educação da UFSM e da Revista Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPQ.

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