RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS

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Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

Resumo

Apresenta-se neste artigo reflexões sobre aspectos das relações pedagógicas estabelecidas entre professores, alunos e o conhecimento escolar, com o objetivo de problematizar facetas de condicionantes institucionais implicados nas práticas de ensino. São mobilizados estudos teóricos da sociologia da educação e produção acadêmica da área educacional. Parte-se de compreensão da escola como instituição social específica, com modos próprios de organização de tempos, espaços, relações de socialização. Argumenta-se que as práticas de ensino estabelecidas pelos professores são, entre outros aspectos, reguladas pela vida da escola e suas finalidades educacionais, e pelas formas como os docentes concebem seu trabalho.

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Como Citar
PENNA, M. G. de O. RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E CONHECIMENTO NA ESCOLA: ALGUNS APONTAMENTOS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 1, p. 198–214, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i1.5942. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5942. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ponto de Vista
Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, atuando na Graduação (Curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação.

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