Rousseau and the Philosophy of Landscape

Conteúdo do artigo principal

Marlene de Souza Dozol

Resumo

ROUSSEAU E UMA FILOSOFIA DA PAISAGEM

Resumo: o propósito do presente ensaio é o de contornar uma filosofia da paisagem em Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) mediante uma descrição poética que funde a natureza e um “eu” que, em toda a sua inteireza, projeta-se sobre a primeira ao mesmo tempo em que é alterado por ela. Tal fusão, para o caso de uma prosa filosófico-literária que esmaece as fronteiras entre o exterior e o interior, sugere uma especulação a respeito do potencial formativo e autoformativo das coisas que habitam a camada mais epidérmica do mundo: até onde elas “formam” o expectador e se deixam “formar” por ele?

Palavras-chave: Rousseau. Filosofia da paisagem. Formação.


Abstract: the purpose of this essay is to go around a Philosophy of Landscape in Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) through a poetic description that merges nature and a "self" that, in its entireness, projects itself over the former as it is altered by it. Such fusion, in the case of a philosophical-literary prose which fades the frontiers between the exterior and the interior, suggests a speculation regarding the formative and auto-formative potential of things that reside in the world's most epidermal layer: to what extent do they "form" the spectator and to what extent do they allow themselves to be "formed" by them?

Keywords: Rousseau. Philosophy of landscape. Formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DOZOL, M. de S. Rousseau and the Philosophy of Landscape. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 1, p. 122–137, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i1.5868. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5868. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Marlene de Souza Dozol, UFSC

Doutora e Mestre em Educação, Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora da Linha de Pesquisa “Filosofia da Educação” e do Grupo de Estudos em Filosofia da Educação e Arte. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau.