As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental

Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales

Resumo


Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador.

Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i3.5465

Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Flag Counter