O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores

Conteúdo do artigo principal

Anita C. Azevedo Resende

Resumo

Resumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado.

Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RESENDE, A. C. A. O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 1001–1019, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5463. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5463. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Anita C. Azevedo Resende, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Psicologia; Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal de Goiás, atuando no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação (M-D) em Educação.