O passado que não passa: a atualidade da contribuição do método em Marx para a formação de professores

Anita C. Azevedo Resende

Resumo


Resumo: O texto discute a atualidade da contribuição do método dialético, a partir de considerações de Marx. Decorridos mais de um século da sua morte, e ainda se fazendo atuais estruturas e processos sociais contemporâneos a Marx, ainda é tempo de revisitar as questões por ele levantadas com relação às condições e possibilidades do conhecimento da realidade e, em decorrência, da intervenção direcionada e intencional nos desenvolvimentos históricos. Compreendendo que o professor é tributário dessa dupla exigência teórica e prática, o conhecimento rigoroso e a ação direcionada à práxis social, postula-se a atualidade da contribuição de Marx especialmente no que concerne à determinação material da consciência e da realidade, aos desafios do pensamento científico e à consideração, entre mais, das relações entre aparência e essência, singular e universal, abstrato e concreto, presente e passado.

Palavras-chave: Método em Marx; Dialética; Marxismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i3.5463

Direitos autorais 2017 Anita C. Azevedo Resende

 

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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