Por amor ao mundo: educação e autoridade em Hannah Arendt

Conteúdo do artigo principal

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo

Resumo: O texto traz como assunto parte dos estudos e reflexões sobre a pensadora Hannah Arendt e suas análises sobre e os sentidos do educar nossas crianças por amor ao mundo, como também das leituras e discussões na disciplina História da Educação que ofereço no PPGE/PUC-GO, vinculados à Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. O corpus documental foi construído por meio de fontes escritas e orais desenvolvidas na pesquisa do doutorado sobre a memória e educação nos sertões de Minas Gerais (1924-1954). O estudo revela o significado da escolaridade para coletividade em seu tempo e espaço.

Palavras-chave: Hannah Arendt. História da educação. História oral e cultural. Memória. Sertão de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, M. Z. C. M. de. Por amor ao mundo: educação e autoridade em Hannah Arendt. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 983–1000, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5462. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5462. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, PUC Goiás

Professora Adjunta/PUC-GOIÁS-PPGE/EFPH; Doutora em História Cultural/UNB. Mestre em Educação/UNICAMP-FE. Pedagoga/UCG (PUCGO). Líder do Diretório CNPq/PROPE/ Grupo de Pesquisa: Educação, História, Memória, Culturas em Diferentes Espaços Sociais.