Direitos humanos, educação superior e políticas de ações afirmativas

Conteúdo do artigo principal

Cláudia Valente Cavalcante

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma discussão teórica sobre direitos humanos, educação superior e políticas de ações afirmativas, sendo estas resultantes de acordos internacionais em que o Brasil é signatário das convenções dos direitos humanos para a promoção de direitos sociais. Entende-se também que a pluralidade conceitual dessas políticas para inclusão de grupos historicamente excluídos da educação superior tem desencadeado equívocos quanto ao seu conceito e uso. Este artigo pretende discutir a educação superior como um direito social baseado nos direitos humanos e apresentar os distintos significados das ações afirmativas e suas justificativas.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação Superior. Políticas de Ações Afirmativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALCANTE, C. V. Direitos humanos, educação superior e políticas de ações afirmativas. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 927–942, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5458. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5458. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Cláudia Valente Cavalcante, PUC Goiás

Meste e doutora em Educação; professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; membro do grupo de pesquisa Juventude e Educação da mesma instituição.